Skip to content

Hacker quer manter suporte a sistema Linux no Playstation 3

George Hotz, hacker popularmente conhecido como Geohot, disse que pretende devolver suporte ao sistema operacional Linux para o console de jogos eletrônicos Playstation 3 (PS3), da Sony.

A Sony recentemente anunciou que, a partir da próxima atualização do firmware (do console PS3), será retirada a compatibilidade entre o console e o Linux. Geohot não gostou da ideia e promete “trabalhar na criação de um meio seguro de atualizar o console sem a perda deste recurso”, escreveu em seu blog particular.

Geohot ficou famoso por quebrar o código do aparelho de telefone celular iPhone, da Apple, além de, no início de 2010, ter declarado à agência de notícias BBC que teria hackeado o PS3. “Nada é impossível de se hackear”, disse Geohot à época.

Ele criou uma técnica de desbloqueio do PS3 que permite acesso ao hardware, favorecendo o desenvolvimento independente (homebrew) de aplicativos e programas, mas também facilitando a pirataria de jogos eletrônicos.

A técnica usa o Linux para dar acesso total ao PS3 e, segundo reportagem do Geek, essse é o real motivo para a remoção da compatibilidade entre PS3 e Linux. A Sony, entretanto, limita-se a dizer que o motivo é uma falha de segurança.

Geohot ainda passa o recado: “nunca quis lidar com firmware customizado, mas se é assim que vocês querem jogar”, e pede aos proprietários do PS3 que, “quando a versão 3.21 (do firware da Sony) sair: não atualizem”.

Ele diz que “um firmware customizado não vai possibilitar a pirataria” e que somente quer “uma versão do 3.21 com o suporte a Linux mantido”, enfatizando que não dará às pessoas o acesso a algo que elas não pagaram, mas manterá aquilo que elas já tem.

“Imagine se houvesse uma falha de segurança no navegador Safari do iPhone, mas em vez de corrigí-la a Apple simplesmente resolvesse desabilitar a navegação na internet. Temos de mostrar que essa é uma decisão errada, tanto para o futuro do produto quanto para o futuro da companhia”, disse Geohot.

O console PS3 tem o estranho diferencial de “perder recursos com o passar do tempo”, afirma o site Geek. “Quando lançado, o console podia rodar todos os jogos do PS2, o sistema operacional Linux e tocar discos no formato SACD (Super Audio CD). Mas com o tempo e novos modelos do console, tudo isto foi eliminado”, lembra.

Spread The Love, Share Our Article

Related Posts

Comments

There are no comments on this entry.

Trackbacks

There are no trackbacks on this entry.

Add a Comment

You must be logged in to post a comment.

1 visitantes online agora
0 visitantes, 1 bots, 0 membros
Máx. de visitantes hoje: 5 às 01:04 am UTC
Este mês: 8 às 05-06-2018 09:12 am UTC
Este ano: 36 às 01-03-2018 06:58 pm UTC
No total: 67 às 06-29-2017 01:22 pm UTC
Uses wordpress plugins developed by www.wpdevelop.com