Home » Diversos » Notebook não liga? Veja possíveis causas e o que fazer para resolver

Notebook não liga? Veja possíveis causas e o que fazer para resolver

Se o seu laptop não quer ligar, confira as possíveis causas para o problema, o que fazer e, em alguns casos, como resolver. A maioria dos procedimentos pode ser realizada por você mesmo, em sua casa, sem nenhum risco. Entretanto, é importante ressaltar que alguns testes e verificações requerem conhecimento técnico e ferramentas adequadas.

Energia

Antes de mais nada, é importante verificar o básico: a tomada e a fonte do notebook. Teste o seu computador em outra tomada e verifique se os plugues estão bem encaixados, tanto a conexão com o notebook quanto o fio da fonte. Lembre-se, ainda, de verificar se a luz de indicação da fonte está acendendo. Caso contrário, o problema pode ser na fonte de alimentação.

Tela

Outro problema que pode fazer com que o seu notebook não ligue é a tela. Na verdade, neste caso, o seu computador está ligando e funcionando normalmente. Entretanto, como a tela não mostra nenhuma imagem, o usuário pode achar que o notebook não está ligando. Para descobrir se este é o caso, observe se as ventoinhas do computador.

Se o cooler do processador estiver funcionando ou o notebook emitir algum som de inicialização e a tela permanecer apagada, este pode ser o problema. Felizmente, é muito simples verificar isso: basta ligar o seu notebook a um monitor externo. Você vai precisar de um cabo VGA ou HDMI, dependendo das conexões do seu PC.

Falha de boot do Windows



Um problema bastante comum quando o computador liga mas não inicia está relacionado a falhas de boot (inicialização) do Windows. Isso pode acontecer após desligamentos inesperados, como quedas de energia, que tendem a corromper arquivos importantes do sistema.

A solução, neste caso, é usar as próprias ferramentas do sistema operacional para verificar e corrigir a falha. Para isso, basta inserir o disco de instalação do sistema e clicar em “Reparar o computador”. Por fim, clique em “Correção de Inicialização”. Agora é só aguardar até que o Windows faça as verificações e correções necessárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *